sexta-feira, 25 de abril de 2008

Problemas Ambientais da Região






PROBLEMAS AMBIENTAIS DA REGIÃO

Várias atividades de impacto direto sobre o Pantanal podem ser observadas como o garimpo de ouro e diamantes, caça, pesca, turismo, agropecuária predatória, construções de rodovias e hidrelétricas, etc. É importante destacar a importância das atividades extensivas nos planaltos circundantes como uma das principais fontes de impactos ambientais negativos sobre o Pantanal.

Seguem algumas delas descritas abaixo:


Garimpo de ouro e diamantes: Causam assoreamento de rios que chegam ao Pantanal, especialmente no Mato Grosso, onde a atividade garimpeira tem sido mais intensa. A ação de garimpeiros e iniciativas individuais que alteram a ecologia da paisagem, por meio da drenagem de pântanos e aterros extensos, entre outros, impossibilitam a manutenção da fauna e da flora abundantes e do potencial turístico...

Caça: O difícil acesso protegeu até recentemente o Pantanal do impacto humano, e somente nas últimas décadas este começou a ser explorado por caçadores. A caça desordenada dos veados, das capivaras e dos baguás¹, animais considerados transmissores de doenças, das aves piscívoras e granívoras, das cobras e das onças, constitui perigo direto para a diversidade biológica regional.

Pesca: A pesca comercial do Pantanal tornou-se um problema ambiental sério, com a chegada dos barcos e dos caminhões frigoríficos. Até a pesca esportiva, cada vez mais intensa, precisa de fiscalização severa. Este é o caso principalmente nos meses da piracema, quando as fêmeas sobem os rios até as cabeceiras, tornando-se presas fáceis.

Agropecuária: a economia agropecuária intensificou-se aproximadamente nos anos 70. Hoje, com cerca de 4 milhões de cabeças de gado, a região tornou-se importante produtora de carne.

Construções: Um dos grandes perigos ambientais para o Pantanal inteiro é o projeto da hidrovia, planejada conjuntamente pelos países: Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. Para facilitar o acesso da navegação marinha e fluvial até Cáceres, no Alto Rio Paraguai, a calha do rio deverá ser aprofundada, os meandros², cortados, e o contato entre o rio e os pântanos, restringido por diques³.

Baguás³: Animal existente no pantanal.
Meandros²: Um meandro é uma curva acentuada de um rio.
Dique³: Dique é uma obra de engenharia hidráulica.

INTERESSANTE...

O QUE É ECOTURISMO?
O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos.

>> O PANTANAL POSSUI ECOTURISMO!!

>> MAS ISSO NÃO É O BASTANTE!!
>> ELE PRECISA DA SUA COLABORAÇÃO!!
>> ELE PRECISA DE SEU APOIO!!
>> SEU PLANETA PRECISA DE VOCÊ!!

>> PRESERVE!!
>> CONSERVE!!
>> AJUDE!!




Esse vídeo mostra todos os desastres que o ser humano está conseguindo realizar, em poucas "imagens"...Por isso...lembre-se...você também é culpado...!!!

Nenhum comentário: