sexta-feira, 25 de abril de 2008

Descrição do Pantanal







DESCRIÇÃO

O Pantanal mato-grossense abrange uma área aproximada de 140 Km² , o que equivale à soma das superfícies da Bélgica, Dinamarca, Holanda e Suíça! Se caracteriza como uma planície sedimentar e com inundações periódicas com intensidade e duração variadas, mas que atualmente, funciona como um depósito de sedimentos infelizmente contaminados por resíduos de pesticidas.
O Pantanal mato-grossense foi reconhecido como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta integrado ao acervo dos patrimônios da humanidade. Localiza-se no interior da América do Sul. Ele é a maior extensão úmida contínua do planeta. Hidrograficamente, todo o pantanal faz parte da Bacia do Rio Paraguai constituindo-se em uma imensa planície de áreas alagáveis.
O clima é quente no verão, com temperatura média em torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em torno de 21°C, ocorrendo eventualmente,, geadas nos meses de Julho e Agosto. A união de fatores como o relevo, o clima e o regime hidrográfico da região favoreceram o desenvolvimento de numerosas espécies animais e vegetais que povoam abundantemente toda sua extensão.
O Pantanal, entretanto não é um só. Na verdade, existem dez tipos de Pantanal na região com características diferentes de solo, vegetação e drenagem. Os dez tipos de Pantanais são eles: Nabileque, Miranda, Aquidauana, Abobral, Nhecolândia, Paiaguás, Paraguai, Barão de Melgaço, Paconé e Cáceres.

Nenhum comentário: