domingo, 27 de abril de 2008

sábado, 26 de abril de 2008

Interessante...


LOCALIZAÇÃO POR SATÉLITE DO PANTANAL MATO-GROSSENSE

***Sites que podem ajudar em pesquisas sobre o Pantanal:
***Alguns Blogs de Ed. Ambiental sobre Biomas brasileiros:
--> http://www.8lkaducacaoambiental.blogspot.com/ - Joyce, Rodrigo, Ingrid, Raissa e Heloísa
--> http://www.ma-needs-sos.blogspot.com/ - Ariane, Gabrielle, Letícia O. e Mariana M.
--> http://www.misteriosopantanal.blogspot.com/ - Letícia V., Laís, Desirée e Iumi.
--> http://www.thelifeway.blogspot.com/ - Giu, Bu (Giovanna Boare), Letícia T. e Kim.
--> http://www.vidaaraucaria.blogspot.com/ - Gimenez, Felipe, Ricardo, Reinaldo.
--> http://www.cerradobrasil.blogspot.com/ - Iuri, Marina, Mariana P. e Carol.
--> http://www.caatingadobrasil.blogspot.com/ - Gustavo, Leonardo, Daniel e Henrique.
--> http://www.terra-alertavermelho.blogspot.com/ - Guilherme, Gabriel, Maurício e Larissa.
***Alguns Blogs de Geografia sobre todos assuntos envolvendo esta inclusive Globalização:
--> http://www.nih8rb.blogspot.com/ - Nina (Marina).
***Boa Sorte em suas pesquisas,mas espero que elas não sejam precisas, pois você tem como fonte de pesquisa o nosso blog!!!!

Flora do Pantanal

Borboleta Ithomia drymo Nymphalidae na amora silvestre Rubus rosaefolius Rosaceae.
Quaresmeira ou Manacá-da-serra Tibouchina sellowiana Melastomataceae
Açucena Amaryllis heuseriana Amarylidaceae


FLORA DO PANTANAL

A vegetação do Pantanal não é uma formação homogênea típica, mas formada por várias composições florísticas diversas, chamada Complexo do Pantanal. Esse complexo do Pantanal é formado por trechos de florestas, cerrados, campinas,dentre outros. Essa junção entremeia várzeas alagadas ou pantanosas, que são recobertas por espécies desses ambientes. Nos ambientes mais altos, se desenvolve uma xerófita, que é bem parecida com a caatinga.Resumindo o Pantanal é uma mistura heterogênea de várias composições vegetais, o que acaba gerando equilíbrio.
Com isso podemos concluir que o Complexo do Pantanal é extremamente equilibrado, pois apresenta praticamente um pouco de cada vegetação.
OBS: É importante lembrar que o Pantanal tem um grande número de nichos ecológicos de várias condições, que acabaram proliferando vários tipos de vegetação, daí o início de TUDO, que resulta em...UMA FLORA SUPER ESPECIAL!!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Fauna do Pantanal

ARIRANHA


LOBO-GUARÁ

ONÇA-PINTADA



PÁSSAROS


FAUNA DO PANTANAL EM ABUNDÂNCIA:


· Capivara: A capivara é considerada o maior roedor do mundo, pois pode chegar a um metro de comprimento e pesar quarenta e cinco quilos. Costumam viver em grupos familiares de até 20 indivíduos e possuem uma população abundante no Pantanal.
· Tuiuiú: Pássaro Símbolo do Pantanal, o tuiuiú é uma ave de grande porte da família das cegonhas européias. Este pássaro pode chegar a medir um metro e sessenta centímetros e pesar dez quilos.
· Macacos: Os macacos são outra espécie muito presente na região. As espécies mais encontradas são os bugios, macacos-prego e sagüis.
· Peixes: A pesca é muito procurada, e é proibida durante a época da piracema, quando os peixes sobem o rio para a reprodução. Uma das espécies de peixes mais comuns na região é a piranha, que é espantada por jacarés. Outras espécies de peixes encontradas na região são o pintado, o dourado, o pacu e o curimbatá.
· Iguana: A iguana é conhecida no Brasil como camaleão ou sinimbu. Também tem bastante abundancia da espécie na região do pantanal. São animais herbívoros e costumam fazer ninhos próximos as margens dos rios.
· Onça: A onça-pintada é um bicho de costumes noturnos. Ela chega a medir dois metros e meio e pesar 160 quilos. Também é possível encontrar a suçuarana, ou onça parda que tem porte menor. As presas favoritas das onças são as capivaras e os jacarés, mas também caçam veados, peixes e aves.
· Veado: são encontrados veados-mateiro e veado campeiro, e também o cervo do Pantanal.
· Pássaros: Os pássaros também são uma das maiores atrações do Pantanal. A região é considerada uma das mais rica do mundo em diversidade e beleza. Uma das espécies mais encontradas na região são o gavião preto, o gavião de penacho, o chororó do Pantanal, a garça, as andorinhas, o tuiuiú, o biguá, entre outras.

FAUNA DO PANTANAL EM EXTINÇÃO


· Jacaré: uma das espécies mais procuradas na região, o jacaré estava ameaçado de extinção há alguns anos, devido à caça ilegal. Atualmente, afirma-se que há mais de três milhões de jacarés adultos na região, vivendo em rios, lagoas e corixos.
· Arara – azul: Um dos animais que estão na lista de risco de extinção, a arara-azul pode ser avistada perto das sedes da fazenda. Na época de acasalamento, separam-se em casais e fazem ninhos nos ocos das árvores.
· Lobo-guará: o lobo-guará é outra espécie ameaçada de extinção no Pantanal. No norte do Pantanal, existem projetos pela preservação do lobo, no qual é colocada uma coleira nos lobos para monitorarem seus movimentos e reprodução, e pesquisar as doenças que podem atacar a espécie.
· Ariranha: A ariranha já foi considerada extinta durante uma época em que era muito procurada pelos caçadores por sua pele macia e sedosa. Hoje, ela está na lista de ameaçados em extinção e são raros os lugares no Pantanal onde a ariranha pode ser vista facilmente.








Problemas Ambientais da Região






PROBLEMAS AMBIENTAIS DA REGIÃO

Várias atividades de impacto direto sobre o Pantanal podem ser observadas como o garimpo de ouro e diamantes, caça, pesca, turismo, agropecuária predatória, construções de rodovias e hidrelétricas, etc. É importante destacar a importância das atividades extensivas nos planaltos circundantes como uma das principais fontes de impactos ambientais negativos sobre o Pantanal.

Seguem algumas delas descritas abaixo:


Garimpo de ouro e diamantes: Causam assoreamento de rios que chegam ao Pantanal, especialmente no Mato Grosso, onde a atividade garimpeira tem sido mais intensa. A ação de garimpeiros e iniciativas individuais que alteram a ecologia da paisagem, por meio da drenagem de pântanos e aterros extensos, entre outros, impossibilitam a manutenção da fauna e da flora abundantes e do potencial turístico...

Caça: O difícil acesso protegeu até recentemente o Pantanal do impacto humano, e somente nas últimas décadas este começou a ser explorado por caçadores. A caça desordenada dos veados, das capivaras e dos baguás¹, animais considerados transmissores de doenças, das aves piscívoras e granívoras, das cobras e das onças, constitui perigo direto para a diversidade biológica regional.

Pesca: A pesca comercial do Pantanal tornou-se um problema ambiental sério, com a chegada dos barcos e dos caminhões frigoríficos. Até a pesca esportiva, cada vez mais intensa, precisa de fiscalização severa. Este é o caso principalmente nos meses da piracema, quando as fêmeas sobem os rios até as cabeceiras, tornando-se presas fáceis.

Agropecuária: a economia agropecuária intensificou-se aproximadamente nos anos 70. Hoje, com cerca de 4 milhões de cabeças de gado, a região tornou-se importante produtora de carne.

Construções: Um dos grandes perigos ambientais para o Pantanal inteiro é o projeto da hidrovia, planejada conjuntamente pelos países: Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. Para facilitar o acesso da navegação marinha e fluvial até Cáceres, no Alto Rio Paraguai, a calha do rio deverá ser aprofundada, os meandros², cortados, e o contato entre o rio e os pântanos, restringido por diques³.

Baguás³: Animal existente no pantanal.
Meandros²: Um meandro é uma curva acentuada de um rio.
Dique³: Dique é uma obra de engenharia hidráulica.

INTERESSANTE...

O QUE É ECOTURISMO?
O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos.

>> O PANTANAL POSSUI ECOTURISMO!!

>> MAS ISSO NÃO É O BASTANTE!!
>> ELE PRECISA DA SUA COLABORAÇÃO!!
>> ELE PRECISA DE SEU APOIO!!
>> SEU PLANETA PRECISA DE VOCÊ!!

>> PRESERVE!!
>> CONSERVE!!
>> AJUDE!!




Esse vídeo mostra todos os desastres que o ser humano está conseguindo realizar, em poucas "imagens"...Por isso...lembre-se...você também é culpado...!!!

Descrição do Pantanal







DESCRIÇÃO

O Pantanal mato-grossense abrange uma área aproximada de 140 Km² , o que equivale à soma das superfícies da Bélgica, Dinamarca, Holanda e Suíça! Se caracteriza como uma planície sedimentar e com inundações periódicas com intensidade e duração variadas, mas que atualmente, funciona como um depósito de sedimentos infelizmente contaminados por resíduos de pesticidas.
O Pantanal mato-grossense foi reconhecido como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta integrado ao acervo dos patrimônios da humanidade. Localiza-se no interior da América do Sul. Ele é a maior extensão úmida contínua do planeta. Hidrograficamente, todo o pantanal faz parte da Bacia do Rio Paraguai constituindo-se em uma imensa planície de áreas alagáveis.
O clima é quente no verão, com temperatura média em torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em torno de 21°C, ocorrendo eventualmente,, geadas nos meses de Julho e Agosto. A união de fatores como o relevo, o clima e o regime hidrográfico da região favoreceram o desenvolvimento de numerosas espécies animais e vegetais que povoam abundantemente toda sua extensão.
O Pantanal, entretanto não é um só. Na verdade, existem dez tipos de Pantanal na região com características diferentes de solo, vegetação e drenagem. Os dez tipos de Pantanais são eles: Nabileque, Miranda, Aquidauana, Abobral, Nhecolândia, Paiaguás, Paraguai, Barão de Melgaço, Paconé e Cáceres.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Atenção!!


Conserve seu planeta, pois ele é a sua casa, ou melhor, a nossa casa, e devemos tratá-la da melhor forma possível, porque ela é...INSUBSTITUÍVEL!!!

"Alguma hora tudo que você fizer vai cair sobre você,
Ainda dá tempo de consertar...AJUDE SEU PLANETA!!!
ELE PEDE SOCORRO!!!"
"Perdão, eu errei!

Não é esta aqui a natureza que eu quis.
Que tomba indefesa, perdendo a beleza.
Trazendo a tristeza, na terra que eu quis.
Não é esta aí a terra que eu quis.
Desfeita em pedaços por grandes ricaços,
Por mãos criminosas do homem que eu fiz.
Não é este aí o homem que eu quis.
Que vive oprimido, que anda perdido.
Que cai abatido no mundo que eu fiz.
Será que eu falhei? Me digam vocês!
Será que eu pus muita água no mar?
Será que é o calor do meu sol a queimar?
Se acaso é assim, perdão, eu errei!
Agora eu lhes digo o mundo que eu quis:
As estrelas não brigam, o sol não se afasta,
O mar não soçobra na terra que eu giz.
Agora eu lhes digo a terra que eu quis:
Sem ódio, sem guerra, sem tanta injustiça,
Que ferem meu filho, o homem que eu fiz.
Agora eu lhes digo o homem que eu quis:
Um homem liberto, fraterno e aberto,
Fazendo da vida um canto feliz.
Será que eu falhei, por ser bom demais?
Será que o Amos, a justiça e a Paz
Não valem mais nada no mundo que é meu?
Se acaso é assim, perdão, eu errei!"
Fonte: http://textostexticulospoemasepoesias.blog.terra.com.br/

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Apresentação

Olá, somos alunas do colégio Mater Amabilis e estamos aqui para mostrar à vocês a importância da preservação do Ambiente porque ele é nossa casa e devemos respeitá-lo e tratá-lo como tal. Falaremos principalmente sobre o Pantanal, mas vocês sempre encontraram algo a mais para orientá-los o melhor possível. Então sejam Bem Vindos ao nosso blog de Educação Ambiental e espero que possamos ajudá-los ao máximo! Obrigada pela visita e volte sempre!
Aqui segue nosso perfil:
Lais Patricio: "Eu sou uma menina muito charmosa, gosto muito de falar, amo fazer esportes e amo navegar na internet e no mundo da lua."
Iumi Ujisato: "Eu sou uma menina que não para quieta, falo coisas que eu não devo, mas eu sou uma menina educada."
Letícia Valle: "Sou uma garota baixinha que adora estudar e descobrir coisas novas, gosto de assistir muita TV, jogar na internet e também me importo muito com os outros, tento dar me máximo a eles."
Desirée Esther: "Sou uma garota que gosta muito de navegar na Internet, escutar música, estudar(depende da matéria), assistir tv... "