sábado, 27 de setembro de 2008

A Importância do Lixo

A sociedade acha que o lixo só traz problemas aos seres humanos e ao ambiente. Estamos muito enganados. Se descartarmos o lixo de maneira correta, ajudará muito o meio ambiente e até mesmo nós. Veja abaixo cinco razões para nos livrarmos do lixo de um jeito que nos ajude, e não nos atrapalhe.
Benefícios para os seres humanos:
O lixo pode trazer vantagens quando é reciclado, pois proporciona um consumo grande de energia elétrica e matéria prima quando . Além disso, ajuda na sobrevivência de muitas pessoas e nos lixões, há mais espaço para os "verdadeiros lixos".
Benefícios para a natureza:
O lixo, mais precisamente o orgânico, pode ajudar a natureza quando é transformado em adubo, e assim não polui o solo e ajuda a terra a ter mais nutrientes. A reciclagem também é importante, pois o material se não fosse reciclado ocuparia espaço em lixões ou aterros. Quando geramos um produto a partir de material reciclado, economizamos muita energia e matéria prima. Um exemplo seria as latinhas de refrigerante, que consomem apenas 5% da energia que seria usada se fosse feita a partir de uma matéria prima "nova".

*************************************************************************************
Resumo e Conclusão do Documentário Exibido em Sala de Aula

O documentário nos mostra os diferentes tipos de descarte: lixões, aterros sanitários, incineração, que podemos utilizar para se livrar do lixo.
Além disso, nos mostra como é importante a coleta seletiva e a reciclagem tanto para o homem quanto ao meio ambiente e quantas pessoas vivem através destas maneiras de trabalho e como é mal remunerado.
Também nos revelou quanto tempo duram os lixões e os aterros, como há diferentes tipos de lixo e que nem todos podem ser descartados do mesmo modo.
Há também várias possibilidades de descartarmos o lixo de uma maneira que não agrida a natureza, basta apenas o governo investir nestes novos meios.
O lixo também pode ser transformado em arte e gerar uma grande diminuição de gases poluentes quando é descartado de maneira correta.

*************************************************************************************
Isopor

O que é:
O nome verdadeiro do isopor é poliestireno que por sua vez é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno. Ele é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, é o poliestireno expandido. Na sua antiga fabricação entrava o gás CFC, acusado de ser nocivo a camada de ozônio. Porém atualmente usa-se outro gás para expandir o poliestireno.
Características:
O isopor tem muita elasticidade, baixo peso, alta resistência à compressão, elasticidade, estabilidade térmica, é inodoro, não embolora, adere a outros plásticos e é um isolante acústico.
Vantagens:
O isopor é considerado um produto ecológico, pois não contamina o solo, a água e o ar e é raproveitável. Também poupa uma grande quantidade de energia, por ser um plástico leve.
Desvantagens:
O isopor não pode ser desintegrado. As pelotas de isopor são confundidas com alguns animais marinho que quando ingeridas por cetáceos e peixes, ficam com um grande problema digestivo.
Retirado do site: www.diiso.com.br/default.asp?Conteudo=EPS

*************************************************************************************
As classes do lixo


Lixo Classe I -
São os resíduos sólidos perigosos, com potencial de risco à saúde pública e ao meio ambiente. Características: são inflamáveis, corrosivos, tóxicos, reativos ou atraem doenças. Exemplos: lixo hospitalar.
Lixo Classe II -
Substâncias não-inertes. Apresentam propriedades como biodegradabilidade, solubilidade ou combustão. Exemplo: matéria orgânica e papel.
Lixo Classe III -
São as substâncias inertes, como rocha, tijolos, vidros e certos plásticos e borrachas que não são decompostos prontamente.

Postado por: Iumi Ujisato N°16 8°rb

Nenhum comentário: