A Força do Vento
Uma alternativa não poluente que é capaz de satisfazer grandes centros urbanos até pequena povoações isoladas é a energia proveniente do vento, também conhecida como energia eólica.
A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, afirma que se utilizássemos esta forma de obter energia haveria uma redução da emissão de poluentes pelas usinas térmicas e diminuiria a necessidade da construção de grandes reservatórios.
A energia eólica para ter sucesso em nosso país, teremos que ter alguns recursos especiais. Além disso, teremos que ter apoio e incentivo do governo para mostrar aos empreendedores um grande investimento que estarão fazendo.
Também teria que ter o desenvolvimento científico e tecnológico capaz de dar suporte com qualidade para a indústria nacional.
A primeira turbina eólica do país foi instalada em Porto Alegre, no Centro Tecnológico da PUC, numa área urbana. A turbina já está conectada há uma rede elétrica. O objetivo principal deste projeto fora divulgar mais este recurso de energia que ainda muitos brasileiros sabem pouco.
De acordo com a Aneel, em 1990 a geração de energia promovida pelo vento era inferior a 2 mil MW. Após quatro anos, este número cresceu para 3.734 MW divididos pela Europa(45,1%) e América(48,4%). Em 1998, o total chegou a 10 mil MW e logo após em 2002, chegou em 32 mil MW. Os países que mais adotaram este recurso foram a Alemanha, os EUA, a Dinamarca e a Espanha.
Na Dinamarca, atualmente 18% da energia vem do vento e a sua meta é chegar a 50% até 2030. Já na Alemanha, 25% também vem do vento e na Espanha se utiliza 23%. Estima-se que em 2020, a Europa produza 100 mil MW.
Será que já não está na hora de o Brasil investir neste tipo de recurso de produzir energia??
Usina de Energia Eólica: Como funciona???
Baseado no site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica
No Passado: A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos à velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos.
Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água.
No Presente: Atualmente utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas que captam a força do vento. Essas turbinas tem a forma de um catavento ou um moinho. O movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos(concentrações de aerogeradores), necessários para que a produção de energia se torne "popular", mas podem ser usados isoladamente, para sustentar cidades onde são difíceis a transmissão de energia elétrica.
A energia eólica é hoje considerada uma das mais futuristas fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados.
Em 2005 a capacidade mundial de geração de energia elétrica através da energia eólica era de aproximadamente 59 gigawatts, - o suficiente para abastecer as necessidades básicas de um país como o Brasil - embora isso represente menos de 1% do uso mundial de energia.
Em alguns países, a energia elétrica gerada a partir do vento contribui significamente para o abastecimento de energia do país.
O custo da geração de energia eólica tem caído rapidamente nos últimos anos. Em 2005 era cerca de um quinto do que custava no final dos anos 90, e essa queda de custos deve continuar com a grande produção de aerogeradores. No ano de 2003 a energia eólica foi a forma de energia que mais cresceu nos Estados Unidos.
A maioria das formas de geração de eletricidade requerem altíssimos investimentos de capital e baixos custos de manutenção. Isto é particularmente verdade para o caso da energia eólica, onde os custos com a construção de cada aerogerador pode ficar na casa dos milhões de reais. Porém, os custos com manutenção são baixos com o combustível é zero. Na composição do cálculo de investimento, o custo nesta forma de energia levam-se em conta diversos fatores: produção anual estimada, taxas de juros, custos de construção, de manutenção, de localização e os riscos de queda dos geradores. Sendo assim os cálculos sobre o real custo de produção da energia eólica variam muito, pois depende muito da localização de cada usina.
No Futuro:A energia eólica é renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente,e pode ser utilizada para substituir grande parte de energia produzida a partir de fontes de combustíveis fósseis. Além disso, ela ajuda a combater o efeito-estufa e futuramente o aquecimento global.
Apesar da grandiosidade dos modernos moinhos de vento, a tecnologia utilizada continua a mesma de há 1.000 anos. Tudo indica que brevemente o aerogerador poderá ser trocado por outras tecnologias, como é o caso da turbovela, uma volta vertical apropriada para capturar vento a baixa pressão ao passar nos rotores axiais protegidos internamente. Esse tipo não oferece riscos de colisões das pás com aves e não interfere na audio-visão, diferentemente dos aerogeradores. Por isso que no futuro ocorrerá uma substituição de aparelho, mas será pela captação de vento que irá produzir a energia elétrica. Atualmente esta tecnologia já está sendo testada, usada e aprovada. A turbovela poderá ser introduzida no meio ambiente marinho como no terrestre como dos aerogeradores.
Postada por: Iumi Ujisato, N°16, 8°RB.
Um comentário:
Atividade realizada com sucesso Iumi.
Gostei!
Beijos,
Profa.Ekaterini
Postar um comentário