O Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. Para saber mais, leia as respostas de um questionário dado em sala de aula:
1- O biodiesel nada mais é do que óleo vegetal e gordura animal. Para isso se transformar em biodiesel, podem ser utilizadas várias tecnologias, como:
*Transesterificação: É a separação da glicerina do óleo vegetal. Cerca de 20% de uma molécula de óleo vegetal é formada por glicerina. A glicerina torna o óleo mais denso e viscoso. Durante o processo de transesterificação, a glicerina é removida do óleo vegetal, deixando o óleo mais fino e reduzindo a viscosidade.
*Craqueamento/Pirólise: É um processo onde acontece a quebra de moléculas à temperaturas maiores que 450°. Isso acaba formando uma mistura de compostos químicos.
*Esterificação: Esterificação é uma reação química reversível na qual um ácido carboxílico reage com um álcool produzindo éster e água. Essa reação, em temperatura ambiente, é lenta, no entanto os reagentes podem ser aquecidos na presença de um ácido mineral para acelerar o processo. Este ácido catalisa tanto a reação direta (esterificação) como a reação inversa (hidrólise do éster).
2- O biodiesel pode substituir quase sempre o Diesel proveniente do petróleo, usado geralmente em caminhões, automóveis e outros de porte grande, como tratores. O biodiesel pode ser:
*Puro: denominado por B100
*Misturado com Diesel: varia de B2 (2% de Diesel) até o puro.
Curiosidade: Existe uma lei, a Lei nº 11.097, que afirma o que foi dito acima sobre a substituição total ou parcial do Biodiesel.
3- O Biodiesel é considerado um combustível de queima limpa porque, sendo formado através da reutilização do óleo vegetal e da gordura animal, acaba não emitindo CO2, que em excesso pode prejudicar a Atmosfera.
4- A importância ambiental da produção do biodiesel não é só a diminuição de CO2, comentada anteriormente, mas também o fato deste ser energia renovável (a fóssil é prejudicial) e formado por carbono neutro.
A importância econômica é necessária, contribui e acaba ajudando todos, porque, ele acaba aumentando o nº de empregos no Setor Primário, que ocupa 25% do resultado final do PIB. Aumentando os empregos, diminui o Êxodo Rural, o que “desincha” as cidades.
5- Sim, São Paulo produz Biodiesel. O maior local em São Paulo (em curso) onde acontece essa produção é no município de Charqueada,que poderá produzir até 300 mil toneladas!!
6- Possíveis fontes de Biodiesel, além de café:
*Gordura Animal: o sebo bovino, os óleos de peixes, o óleo de mocotó, a banha de porco, etc.
*Óleo Vegetal: baga de mamona, polpa do dendê, amêndoa do coco de dendê, amêndoa do coco de babaçu, semente de girassol, amêndoa do coco da praia, caroço de algodão, grão de amendoim, semente de canola, semente de maracujá, polpa de abacate, caroço de oiticica, semente de linhaça, semente de tomate e de nabo forrajeiro.
MAS... O BIODIESEL PODE TER DESVANTAGENS...
1ª Como o Brasil e a Ásia possuem grandes lavouras de fontes importantes para produzir Biodiesel (óleos vegetais), estas acabam chegando às Florestas Tropicais e acabam comprometendo-as. Isso não acontece no Brasil, porque ele não precisa destas lavouras para o Biodiesel, mas acontece em outros lugares e precisamos mudar isso!!!
2ª Pode acontecer de um solo ficar "usado", devido ao grande excesso de produção de óleos.
*****************************************************************
Respostas com base nos seguintes sites:
~> http://www.biologo.com.br/artigos/biodiesel.html
~> http://www.biodieselbr.com/biodiesel/
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A pesquisa está boa,algumas respostas foram muito superficias.
Eka
Postar um comentário